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Como UI interfere no seu e-commerce?

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Qual é o primeiro fator que te chama a atenção ao entrar em um site, e-commerce ou aplicativo? Se você falou visual, aparência ou interação, então você acertou!

Hoje, vamos explorar como o UI Design te mantém engajado e como ele interfere diretamente na conversão do seu e-commerce!

Mas antes, você precisa entender rapidamente o que é UI Design.

Tá, mas o que é UI Design? 

O UI Design é a sigla para User Interface, que significa “Interface do Usuário”, em português. Ele é responsável por traduzir de forma visual as ações que o usuário deverá fazer para alcançar seu objetivo. 

Ele é um poderoso aliado do UX Design do qual já falamos brevemente aqui (clique para ler nosso post sobre o básico de UX). Juntos, eles irão criar uma experiência visual mais coerente e fácil para o usuário. 

Porque o visual é importante para o meu e-commerce?

Imagine que você está em uma cidade diferente e vai sair para tomar um café.
Qual dessas duas opções abaixo você escolhe para tomar o seu amado cafezinho? 

Imagens lado a lado de duas opções de mesas ao ar livre em cafés rotulados como

Se você escolheu a imagem B por questões estéticas e porque também te passa mais segurança, você conseguiu compreender que o que vale para a nossa vida offline, também vale para a nossa vida online e que na maioria das vezes nós somos pautados pelo visual. 

E é aí que entra a importância do UI Design na experiência do consumidor dentro do seu e-commerce. Ele possui um grande impacto dentro do e-commerce, pois a partir dele o consumidor:

  1.   Consegue alcançar o objetivo dele;
  2.   Vai conseguir visualizar produtos, promoções e descontos de forma rápida que o ajudarão a ficar mais tempo no site;
  3.   Vai se identificar / criar um vínculo com a marca;

Ou seja, o UI Design não só cria uma facilidade de absorção de informações e facilita a navegação, como também cria uma conexão com a marca.

Planejar um design para e-commerce, vai muito além de apresentar o site em si, e sim ter uma estratégia visual por trás para convidar o cliente a permanecer na página e explorar os produtos ali apresentados

Citação da corebiz.ag

A primeira impressão é a que fica 

O impacto do UI também pode ser estendido à identidade da marca, pois através da interface ele irá reforçar todos os elementos visuais da marca, principalmente se sua loja tiver um ponto físico, o exemplo mais claro que podemos pensar é a Americanas. 

Ao adentrar no site e na loja física, você consegue identificar elementos que são muito particulares da Americanas, conseguindo criar uma conexão e segurança com a marca igual ao que você tem ao comprar em uma loja física deles.  

Loja online

Página inicial da loja online da Americanas contendo um banner promocional, uma barra de pesquisa e diversas categorias de produtos em vermelho.

Loja física

Fotos da loja física da Americanas, exibindo o painel com seu nome, cartazes de promoções e prateleiras de produtos

Além disso, ter uma boa UI Interface também pode ser um enorme diferencial para o usuário ficar, pois se a interface é agradável e ele encontra as informações com facilidade, esse pode ser o fator que faltava para ele tomar a decisão de comprar no site.

Isso também ajuda a aumentar a retenção e lealdade do consumidor em relação a sua marca, criando um processo de fidelização do consumidor, pois, se ele tem uma experiência incrível, porque ele irá mudar para outro lugar?  

Vamos nos aprofundar em alguns dados…

Uma pesquisa realizada pelo site Intechnic, chamada  100 estatísticas que os profissionais de UX deveriam saber, observou que:

  • 75% da percepção dos usuários em relação ao um site é baseado na sua aparência;
  • Uma interface bem construída e atrativa, pode aumentar a conversão em até 200%;
  • 67% dos usuários entrevistados, ao ter uma experiência ruim, afirmam que afeta negativamente sua percepção sobre a marca;
  • 88% afirmam que uma única experiência ruim já os torna menos propensos a visitar o site novamente;
  •  70% dos consumidores abandonam uma compra por conta de uma experiência negativa;

Ou seja, se você não pensar na experiência que o consumidor tem no seu e-commerce, isso afetará negativamente o processo de compra (aumento na taxa de abandono de carrinho) e a percepção/relacionamento que o consumidor tem em relação a sua marca. A longo prazo, esse processo pode ser muito danoso para o seu negócio. 

Como eu resolvo o problema?

Não existe uma fórmula mágica de UI Design que vai ajudar você a converter da noite pro dia. Existe uma investigação minuciosa para entender o comportamento do seu usuário, pontos de melhoria relacionado a interface, pontos de redução de carga cognitiva e vieses que podem ser empregados, no entanto, vamos trazer 4 boas práticas que você pode aplicar no seu e-commerce:

  1. Destaque os botões de ação como: “Abra sua conta” e “Resgatar cupom” dos demais;
  2. Invista em banners de promoções que informem o nome da promoção, quantidade de desconto, a data de vencimento e botão de ação para os itens que estão na promoção;
  3. Reforce as cores da marca no e-commerce inteiro, mas tenha cuidado com este ponto! Pode deixar o site carregado;
  4. Tenha categorias bem separadas por ícones ou imagens, isso ajuda o cliente a se identificar com o produto e a marca;

Investir em UI Design não é um processo fácil, pois é um investimento estratégico e de longo prazo, porém é fundamental para o sucesso do seu e-commerce! Afinal, a experiência do usuário é um dos principais fatores que influenciam a conversão de vendas, a satisfação do cliente e também ajuda a fortalecer a imagem da sua marca! 

Conte com a Assina Club para tornar essa jornada mais eficaz e impactante. 

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